Introdução
Há uma diferença fundamental entre criticar a Igreja e criticar a administração da Igreja. A primeira atitude pode nascer da rejeição da comunidade de fé; a segunda, quando exercida com responsabilidade, conhecimento e espírito construtivo, pode constituir precisamente uma forma de fidelidade a essa comunidade. É nesse segundo sentido que esta reflexão deve ser compreendida.
Escrevo como adventista e parto do reconhecimento da identidade, missão e organização da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Não questiono o direito da Igreja de possuir normas, padrões de conduta, princípios de reverência ou critérios para as suas actividades. Uma comunidade religiosa que não estabelece os limites da sua identidade corre o risco de se dissolver culturalmente no meio em que está inserida. O próprio Manual da Igreja Adventista do Sétimo Dia, revisto em 2025, fundamenta a necessidade de ordem, regulamentação e disciplina para o funcionamento da organização eclesiástica e para o cumprimento da sua missão (General Conference of Seventh-day Adventists [GC], 2025).
Esse compromisso com a normatividade também tem sido afirmado pela liderança adventista em Angola. Em 2023, durante uma convenção de anciãos da Missão Sul de Luanda e Cabinda, o presidente da União Nordeste de Angola, Pr. Teixeira Mateus Vinte, apresentou a Bíblia, Nisto Cremos, os escritos de Ellen G. White e o Manual da Igreja como referências para a orientação administrativa, afirmando que «quem não investe no manual da igreja está a candidatar-se ao fracasso». Na mesma ocasião, apelou ao ensino das normas aos jovens (Rádio Adventus, 2023). É precisamente daqui que nasce o problema deste artigo: se os princípios são suficientemente importantes para serem ensinados aos jovens, exigidos aos membros e invocados para censurar determinadas práticas, devem ser igualmente importantes quando quem organiza, decide e executa é a própria estrutura administrativa. A coerência não constitui um luxo da liderança eclesiástica; constitui uma das condições da sua autoridade moral.
1. Quando o concerto adventista é definido como culto
Em 13 de março de 2024, o Pr. Osvaldo Domingos Vunge publicou, no seu perfil pessoal do Facebook, um texto intitulado Um apelo aos produtores musicais adventistas. A publicação não deve ser confundida com um voto da Comissão Directiva da União Nordeste. Trata-se de uma posição pessoal e pública de um dirigente que, todavia, exerce actualmente a função de secretário executivo da União.
No texto, pastor Vunge elogia inicialmente o trabalho dos produtores adventistas, mas declara depois que pretende «protestar a inclusão de cantores não-adventistas» nos concertos promovidos por membros da Igreja. O argumento é desenvolvido teologicamente: o autor rejeita justificações como evangelização, alcance de públicos externos ou competência artística e associa determinadas manifestações neopentecostais, como gritos, saltos, danças e glossolalia, àquilo que designa como «fogo estranho». O ponto decisivo surge quando afirma considerar «o concerto musical como um culto de louvor a Deus», concluindo que, nesse culto, não deveriam actuar cantores que não representassem adequadamente as crenças adventistas (Vunge, 2024).
O raciocínio é coerente internamente: se um concerto adventista constitui culto, se a música transmite também identidade religiosa e se o adventismo possui uma mensagem distinta, então os seus executantes não podem ser considerados teologicamente indiferentes. Esta premissa desloca a discussão do campo do gosto musical para o campo da identidade eclesiológica. É também esta premissa que torna inevitável a comparação com o Adoradores Angola 2026.
2. Quando a administração se torna promotora
O Adoradores Angola não constitui uma iniciativa privada de produtores adventistas simplesmente apoiada pela Igreja. A União Nordeste de Angola identifica-se como sendo a promotora do projecto, concebido como uma grande celebração de louvor, adoração, comunhão e esperança, acompanhada por acções missionárias, evangelísticas e solidárias (DigiPress, 2026). A própria descrição pública do evento, portanto, atribui-lhe uma dimensão religiosa e missionária, e não apenas artística.
Durante a preparação do evento, a própria União Nordeste publicou fotografias dos ensaios. A página da IASD Talatona Metropolitana divulgou igualmente imagens dos participantes no interior do templo, e a comparação das publicações permite relacionar as duas séries de registos pela coincidência do espaço, participantes e indumentária. Noutra fotografia da União, observa-se claramente uma bateria acústica instalada e utilizada durante o ensaio. Não se trata de imagens obtidas clandestinamente ou publicadas por críticos da administração; integram a própria comunicação pública das instituições referidas.
Segundo fontes pessoais consultadas, que já trabalharam directamente com os músicos e os conhecem, os instrumentistas presentes nos ensaios incluem Sadrach Samuel (Drachmuel), na bateria, e Kithe Francis, na guitarra; ambos são não-adventistas e ligados ao meio pentecostal. Ainda assim, a condição religiosa individual dos músicos não é o centro desta crítica, nem seria correcto responsabilizá-los pelas normas internas de uma denominação à qual não pertencem. A pergunta deve ser dirigida a quem os convidou e definiu os critérios do evento.
Se, em 2024, um dos principais administradores da União sustentava que um concerto adventista é culto e que nele não deveriam actuar artistas não adventistas, qual é o critério administrativo adoptado em 2026? Uma Igreja pode rever políticas, e um dirigente pode reconsiderar interpretações anteriores; nenhum deles está condenado à imutabilidade. Contudo, quando uma posição anterior foi apresentada em termos de fidelidade religiosa, identidade denominacional e «fogo estranho», a alteração do critério requer alguma explicação. Sem ela, instala-se a percepção de que aquilo que constituía ameaça à identidade quando realizado por promotores particulares se torna aceitável quando a própria administração assume a promoção.
3. O que o Manual realmente determina sobre música e músicos
É necessário evitar exageros no sentido contrário. O Manual da Igreja não afirma que todo não adventista esteja universalmente impedido de participar em qualquer actividade musical promovida pela denominação. A norma encontra-se especificamente no contexto da música no culto e das actividades da igreja local. Nesse contexto, determina que a Igreja exerça cuidado na escolha dos músicos, seleccionando pessoas que representem correctamente os seus princípios, e refere que esses músicos devem pertencer à Igreja, à Escola Sabatina ou aos Ministérios Jovens Adventistas. Acrescenta ainda que, por ocuparem posição visível nos serviços da Igreja, devem ser exemplos de modéstia e decoro na aparência e no vestuário (GC, 2025, p. 104).
Seria incorrecto transportar essa disposição, sem qualquer mediação, para todos os concertos realizados num estádio. A dificuldade surge, contudo, quando a própria argumentação utilizada no contexto angolano elimina essa distinção ao definir o concerto adventista como culto de louvor. Se o concerto é apenas evento artístico-religioso, não se pode aplicar automaticamente a regulamentação específica do culto local; se é culto, como anteriormente sustentado, a representação doutrinária dos executantes torna-se pertinente. O que não parece intelectualmente sustentável é utilizar uma definição restritiva quando se avaliam iniciativas de membros e outra, mais ampla, quando se avalia uma iniciativa da administração.
Ellen G. White também oferece elementos que exigem interpretação equilibrada. Em Evangelism, aconselha que, se possível, não se contratem músicos «mundanos», privilegiando pessoas capazes de cantar «com o espírito e com o entendimento»; imediatamente depois, porém, admite que auxílio musical voluntariamente oferecido possa ser aceite (White, 1946, p. 509). Não se pode, portanto, substituir automaticamente «músico não adventista» por «músico mundano», nem transformar o texto numa interdição denominacional absoluta. O que ele reforça é a preocupação adventista histórica com a relação entre música, consagração e finalidade do culto.
4. A bateria: entre norma mundial e tradição angolana
A presença de uma bateria acústica nos ensaios realizados no templo da IASD Talatona Metropolitana merece análise precisamente porque muitos adventistas angolanos foram formados dentro de uma cultura religiosa que associa esse instrumento à irreverência ou a estilos musicais incompatíveis com o culto. Contudo, a investigação realizada para este artigo não encontrou uma proibição mundial da bateria no actual Manual da Igreja nem na filosofia musical oficial da denominação.
A Seventh-day Adventist Philosophy of Music, adoptada pelo Conselho Anual da Conferência Geral em 2004, estabelece critérios relacionados com qualidade, equilíbrio, conteúdo, associação e efeito espiritual da música. O documento reconhece expressamente que formas musicais e instrumentos variam significativamente entre as culturas que compõem a Igreja Adventista mundial (GC, 2004). A conhecida passagem de Ellen White sobre «tambores, música e dança» é citada no contexto de manifestações religiosas desordenadas; convertê-la numa proibição automática de qualquer bateria, em qualquer lugar e circunstância, ultrapassaria aquilo que a documentação permite afirmar.
O problema que permanece é diferente: se durante anos determinadas estruturas, líderes ou agentes adventistas angolanos ensinaram aos membros que a bateria no templo constituía irreverência, mundanismo ou influência neopentecostal, qual era a natureza normativa desse ensino? Tratava-se de princípio bíblico, política da SID, norma da União, decisão de Missão, orientação do Ministério da Música ou apenas de uma interpretação cultural conservadora que adquiriu, na prática, estatuto de regra?
A pergunta exige resposta porque a diferença não é pequena. Se nunca existiu proibição formal, os membros que foram ensinados a tratar o instrumento como sinal de infidelidade merecem esclarecimento; se existiu alguma orientação administrativa local, a actual administração deve esclarecer se ela continua em vigor, se foi revista ou por que razão não se aplicou ao ensaio institucional. Em qualquer dos casos, a utilização da bateria não constitui, por si mesma, a contradição; a contradição estará na eventual diferença entre aquilo que se ensinou como princípio e aquilo que agora se pratica sem explicação da mudança.
5. Vestuário, aparência e a transformação de costumes em normas
O mesmo problema aparece na discussão sobre aparência. As fotografias dos ensaios divulgadas institucionalmente mostram indumentárias que, em determinados contextos adventistas angolanos, seriam facilmente consideradas excessivamente ajustadas. Não há razão para transformar esse facto num julgamento sobre uma cantora convidada: uma pessoa que não pertence à mesma comunidade religiosa não pode ser responsabilizada por códigos internos que talvez desconheça. A questão relevante é saber se a administração aplica aos seus próprios eventos os critérios que ensina aos seus membros.
O Manual da Igreja orienta os adventistas a evitar modas que transgridam a modéstia, recomendando vestuário caracterizado por simplicidade, bom gosto e adequação; também estabelece que músicos em posições visíveis nos cultos sejam exemplos de modéstia e decoro (GC, 2025, pp. 104, 158-159). O Manual, todavia, não apresenta medidas para definir objectivamente quando uma roupa é «demasiado justa», nem proíbe nominalmente cabelos postiços, perucas, pestanas artificiais ou unhas aplicadas. Existem princípios universais, mas a sua concretização depende inevitavelmente de interpretação cultural e administrativa.
Nas últimas semanas, circulou entre comunidades adventistas angolanas um texto intitulado Restaurando a Identidade da Igreja: Chamados a Sermos Fiéis, apresentado como comunicado da IASD e contendo orientações específicas sobre cabelos postiços, unhas artificiais, vestuário, concertos, casamentos e outros comportamentos. A versão encontrada, porém, não possui elementos suficientes para que seja atribuída formalmente à União Nordeste: não apresenta número de circular, data, jurisdição inequívoca, signatário identificado ou referência a deliberação administrativa. Seria, por isso, irresponsável afirmar que «a União proibiu cabelos postiços» com base nesse documento.
A circulação desse texto permanece relevante porque demonstra como certas interpretações podem chegar às congregações sob aparência de norma institucional. O Biblical Research Institute distingue precisamente entre padrões colectivos assumidos pela Igreja mundial e padrões pessoais que não devem ser impostos aos outros como se tivessem a mesma autoridade (Rodríguez, s.d.). Quanto mais específica for uma restrição, maior deve ser a clareza sobre a sua fonte, autoridade e âmbito. Sem essa clareza, corre-se o risco de transformar preferências culturais em doutrina e, posteriormente, aplicá-las de maneira desigual.
6. Uma Igreja para os bairros e outra para a metrópole?
Esta é talvez a dimensão mais sensível da discussão. Entre membros existe a percepção de que os códigos relacionados com vestuário, aparência, ornamentação, música e participação em programas são interpretados com maior rigor em determinadas congregações periféricas do que em algumas igrejas urbanas frequentadas por pessoas de maior estatuto socioeconómico. Esta percepção não deve ser apresentada como conclusão científica, porque exigiria investigação sociológica comparativa; ainda assim, é suficientemente consistente para justificar uma pergunta pública sobre a uniformidade dos critérios administrativos.
A própria Crença Fundamental n.º 14 afirma que diferenças entre «altos e baixos» e «ricos e pobres» não devem dividir a Igreja e que todos devem servir e ser servidos sem parcialidade (GC, s.d.). Ellen G. White formulou o princípio de maneira ainda mais contundente: «não há um padrão para os pobres e outro para os ricos» (White, 1900, par. 11). A advertência bíblica é igualmente inequívoca: Tiago 2:1-9 condena a acepção de pessoas, e Romanos 2:11 recorda que «para com Deus não há acepção de pessoas».
A questão económica também não é estranha à reflexão adventista. Raoul Dederen (1995), ao analisar factores não teológicos capazes de ameaçar a unidade da Igreja, observa que prosperidade e estatuto económico podem modificar edifícios, formas de culto, música, liturgia e padrões de vida, criando distância entre comunidades pertencentes à mesma denominação. A possibilidade de que códigos religiosos sejam flexibilizados à medida que aumenta o prestígio social de uma congregação não deve, portanto, ser descartada como mera reclamação de membros conservadores ou ressentidos; deve ser investigada como problema de governação e justiça eclesiástica.
O princípio é simples: se determinada roupa, penteado, adorno ou expressão musical impede uma jovem de dirigir uma actividade numa igreja de bairro, a mesma administração deve ser capaz de explicar por que elemento equivalente é tolerado numa congregação de maior projecção. Uma Igreja pode legitimamente adoptar padrões exigentes; o que não pode fazer sem comprometer a sua credibilidade é reservar rigor para os membros de menor influência e flexibilidade para os socialmente prestigiados. Se isso ocorre, o problema já não é de estética: é de igualdade de tratamento.
7. O verdadeiro problema: padrões móveis
A finalidade desta crítica não é exigir que a Igreja Adventista em Angola se torne mais liberal, nem defender que todos os padrões historicamente praticados devam ser abandonados. Também não é pedir que convidados estrangeiros sejam constrangidos a reproduzir automaticamente os códigos culturais mais conservadores do adventismo angolano. A questão é anterior à disputa entre conservadorismo e liberalismo: trata-se da necessidade de distinguir com honestidade princípio bíblico, norma denominacional, decisão administrativa, tradição cultural e preferência pessoal.
Se uma regra é bíblica, deve ser demonstrada biblicamente e aplicada com justiça. Se é denominacional, deve ser localizada no documento competente; se é apenas cultural, deve ser assumida como cultural; se constitui uma decisão administrativa local, os membros devem conhecer a entidade que a aprovou, o seu âmbito e a sua vigência. E, se determinado entendimento foi revisto, a alteração não representa necessariamente infidelidade; pode representar amadurecimento. O problema surge quando a mudança ocorre silenciosamente, enquanto os membros continuam a ser julgados por um padrão que a própria instituição já flexibilizou.
Esta distinção é ainda mais necessária quando se utilizam palavras graves como «mundanismo», «ecumenismo» ou «fogo estranho». O documento adventista dedicado ao movimento ecuménico apresenta uma posição muito mais matizada do que a utilização corrente do termo em alguns ambientes religiosos: reconhece benefícios do diálogo interconfessional, embora mantenha reservas quanto a formas de unidade que comprometam a identidade e a missão adventistas (Beach, 1985). Portanto, a simples participação de um cristão de outra denominação num evento adventista não constitui automaticamente ecumenismo. Se, em Angola, o conceito foi usado de maneira mais restritiva para censurar iniciativas de membros, a administração deve explicar exactamente o que entende por ele e aplicar a mesma definição quando avalia as suas próprias iniciativas.
Conclusão
A investigação realizada para este artigo não demonstrou que a Igreja Adventista mundial proíba universalmente a bateria; também não demonstrou que a União Nordeste tenha emitido formalmente o comunicado que circula contra cabelos postiços, unhas artificiais e outras práticas. Igualmente, seria incorrecto afirmar que qualquer colaboração com cristãos de outras denominações constitui ecumenismo. Reconhecer estas limitações não enfraquece a crítica; pelo contrário, é justamente a recusa de exagerar as provas que torna legítimas as questões que permanecem.
Está documentado que um dos actuais principais administradores da União Nordeste defendeu publicamente que concertos adventistas são cultos e que neles não deveriam actuar cantores não-adventistas. Está documentado que o Adoradores Angola 2026 é promovido pela própria União; que os ensaios foram divulgados pelas estruturas institucionais envolvidas; que uma bateria foi utilizada no contexto desses ensaios dentro do templo; e que as imagens divulgadas apresentam práticas estéticas que, em muitos ambientes adventistas angolanos, têm sido objecto de restrição. Quando estes factos são colocados ao lado do discurso histórico sobre identidade, modéstia, reverência e separação denominacional, a necessidade de esclarecimento torna-se inevitável.
A administração da Igreja não precisa de ser infalível. Precisa, contudo, de ser transparente e coerente. A autoridade eclesiástica perde força quando aquilo que ontem foi apresentado como princípio absoluto passa hoje a funcionar como opção circunstancial sem que se explique aos membros o que mudou; mais grave ainda seria permitir que o grau de rigor variasse conforme o estatuto do indivíduo, a projecção da congregação, a nacionalidade do convidado ou a entidade responsável pela organização.
Por isso, a questão principal não é se o Adoradores Angola deveria ou não utilizar determinada bateria, roupa ou instrumentista. A pergunta é maior: quando a Igreja ensina algo aos seus membros como expressão de identidade e fidelidade, está preparada para submeter as suas próprias decisões ao mesmo critério? Talvez seja esse o verdadeiro teste de qualquer princípio: ele continua a ser princípio quando a sua aplicação se torna inconveniente para quem o administra?
Nota metodológica
Este artigo distingue quatro níveis de evidência: documentos oficiais da Igreja Adventista mundial; publicações institucionais da União Nordeste de Angola e de igrejas sob a sua jurisdição; posições públicas individuais de dirigentes; e fontes pessoais consultadas pelo autor. As fotografias dos ensaios não são reproduzidas no corpo do texto para evitar que uma crítica à administração se transforme em exposição pessoal de convidados. Os respectivos permalinks são, contudo, indicados nas fontes documentais primárias. A identidade denominacional dos músicos mencionados foi confirmada ao autor por pessoas que trabalharam directamente com eles; por razões de privacidade, essas fontes pessoais não são identificadas.
Referências (APA 7)
- Beach, B. B. (1985, 27 de junho). Ecumenical movement. General Conference of Seventh-day Adventists. Aceder à fonte
- Dederen, R. (1995). The church: Authority and unity (Part 2). Biblical Research Institute. Aceder à fonte
- DigiPress. (2026, 1 de setembro). Angola e Brasil unem vozes no Estádio dos Coqueiros para grande celebração gospel. Aceder à fonte
- General Conference of Seventh-day Adventists. (2004, 13 de outubro). A Seventh-day Adventist philosophy of music. Aceder à fonte
- General Conference of Seventh-day Adventists. (2025). Seventh-day Adventist Church Manual (21.ª ed., rev. 2025). Aceder à fonte
- General Conference of Seventh-day Adventists. (s.d.). Unity in the Body of Christ (Crença Fundamental n.º 14). Aceder à fonte
- O País. (2023, 3 de abril). Ministério Trindade Angola promove concerto de Páscoa. Aceder à fonte
- Rádio Adventus. (2023, 14 de março). Missão Sul de Luanda e Cabinda realiza Convenção de Ancião com tema “Defendendo o Legado”. Aceder à fonte
- Rádio Muzangala. (2022, 14 de dezembro). Ministério Trindade realiza tarde de louvor solidário. Aceder à fonte
- Rodríguez, Á. M. (s.d.). What is the purpose of church standards? Biblical Research Institute. Aceder à fonte
- União Nordeste de Angola. (2026, 20 de julho). Secretário Executivo da UNA lidera capacitação de secretários na Missão Sul de Luanda e Cabinda. Aceder à fonte
Fontes documentais primárias
- Vunge, O. D. (2024, 13 de março). Um apelo aos produtores musicais adventistas [Publicação no Facebook]. Abrir fonte primária
- União Nordeste de Angola dos Adventistas. (2026, setembro). Publicação fotográfica dos ensaios do Adoradores Angola [Facebook]. Abrir fonte primária
- IASD Talatona Metropolitana. (2026, setembro). Publicação fotográfica relativa aos participantes do Adoradores Angola no interior do templo [Facebook]. Abrir fonte primária
- Restaurando a Identidade da Igreja: Chamados a Sermos Fiéis. (2026). [Comunicado de autoria administrativa não autenticada, difundido em grupos de WhatsApp e redes sociais]. Cópia arquivada pelo autor.
- Comunicações pessoais do autor com profissionais que trabalharam directamente com os músicos mencionados. (setembro de 2026). [Fontes não publicadas; identidades preservadas].
Ficheiro para guardar
O acesso está aberto para si. Pode guardar o ficheiro no seu computador ou telemóvel.
Dúvidas ou correcções a apontar? Fale connosco pelo WhatsApp +244 956661603.

